terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CRITICA: Rated R - Rihanna


Rihanna está de volta com seu quarto álbum, que segundo a mesma seria mais autoral e menos dançante. Dito e feito.

Logo de início você irá notar que o som é muito diferente do álbum anterior, "Good Girl Gone Bad". Nada de batidas dançantes e letras bobinhas. O som é de longe mais maduro, com forte inspiração no rock (ainda que menos do que a cantora gostaria) e as letras freqüentemente fazem alusão a sua conturbada relação com o cantor Chris Brown. Versos como : "Got my middle finger up / I don't really give a f***," and "Any motherf****** want to disrespect / We don't play that s***," permeiam as faixas.

A vontade de Rihanna de fazer um álbum essencialmente rock, mas o hip-hop/RnB é que dá a tônica. Isso é devido à pressão da gravadora que provavelmente achou arriscado mudar totalmente o estilo e amargar um prejuízo nas vendas. Apesar disso, a influência roqueira ainda está presente em faixas como "Rockstar 101", com a inusitada participação de Slash e "Fire bomb", ambas ótimas faixas. De resto o álbum caminha no costumeiro Rn'B, terreno seguro para Rihanna.

As músicas falam de amor, ódio, relações perigosas (vide "Roussian Roulette") e também do lado "badgirl" da cantora ("Hard"). E as melodias ficam a cargo de produtores famosos e competentes como Justin Timberlake, na chorosa "Cold Case Love", que se refere indiretamente ao tal relacionamento criminoso e will.i.am, na ótima "Photographs", que parece ter sido retirada diretamente do álbum "The E.N.D." do Black Eyed Peas. "G4R" soa ilegitimamente "gangsta" e pode não agradar a todos, a já conhecida "Te amo" destoa de todo o resto mas serve para diversificar as sonoridades e a mais comercial e dançante de todas "Rude boy", que lembra os tempos de GGGB, é bem divertida.

Enfim, "Rated R" marca uma evolução na carreira de Rihanna como cantora, pois é realmente mais autoral e maduro, mesmo contrariando as pretenções comerciais da gravadora. O álbum já é um grande sucesso de crítica e também comercial, apesar dos singles lançados, "Roussian Roulette" e "Hard" não terem alcançado o topo dos "charts" como "Umbrella" e Don't stop the music" do GGGB. Vale a pena conferir!

Nota: 9/10

Nenhum comentário: