sábado, 22 de novembro de 2008

Britney Spears - Circus Review


Depois do gande sucesso de Blackout, Britney Spears "ressurge" com novo álbum Circus


Sem demais comentários sobre o histórico de Britney Spears que é conhecido por todos, graças ao show da mídia, vamos ao que realmente interessa, seu novo álbum, "Circus".
Depois do grande sucesso de "Blackout", esse novo álbum vem recheado de hits certos, mas tem lá seus pontos baixos, como todo e qualquer trabalho seu.
Muita expectativa foi criada depois do megasucesso de "Womanizer", o primeiro single do álbum, que é um hit pop incontestável, mas será que o restante do álbum segue a mesma linha de sucesso?

Vamos então ao faixa por faixa:
"Womanizer" - Podendo se tornar o single do ano e quebrando recordes nos charts de todo o mundo, o single veio para ser o "carro chefe" do novo álbum. Com um clima futurista e batidas modernas e rápidas, a musica é daquelas que grudam na cabeça como chiclete, e apesar do refrão repetitivo, é bem agradável e dançante. Os vocais da cantora estão menos digitais, o que é um ponto a favor. E essa tendência permeia todo o álbum, felizmente.

"Circus" - Pronto para ser o segundo single do álbum, a faixa título foi feita para ser hit. A letra, que fala da relação de Britney com o holofotes, é interessante, mas o ritmo dançante da faixa é seu diferencial. O ritmo da faixa é um pouco R&B, com um refrão pop de primeira.

"Out From Under" - Uma balada, que remete aos velhos tempos da cantora. Pra que já gostava das antigas baladas dela, uma faixa ótima. Mas ela é bem melosa e quebra o ritmo bruscamente. Apesar disso a música é agradável.

"Kill The Lights" - Esta faixa retorna com o ritmo dançante inicial. Essa foi feita para as pistas e promete ser um single futuramente. É uma espécie de "Piece Of Me", com uma letra que ataca os papparazzi, dentro de um ritmo club. Otima.

"Shattered Glass" - Com efeitos de vidro quebrado ao fundo, a faixa pode não agradar a todos. Apesar de dançante, a faixa traz uma sensação inevitável de deja vu, pois as viradas de ritmo presentes são pra lá de batidas.

"If U Seek Amy" - Com direito a "lá lá lá" e "baby baby", a faixa agrada por ser muito bem produzida e tem um ritmo diferente do normal. A letra é muito boa e funciona perfeitamente bem com o ritmo proposto.

"Unusual You" - É onde ocorre o flerte da cantora com a música eletrônica. O ritmo é perfeito para uma balada club ou um fim de festa. É linda e agrada pela levada eletronica e os vocais suaves.

"Blur" - Outra balada, com ritmo legal, mas pouco interessante. É uma faixa mediana que eu, particularmente, gostei muito. Poderia facilmente ser substituida por outra mais alegre.

"Mmm Papi" - Essa é pra dançar batendo palmas. Com ritmo que lembra o pop de anos atrás, agrada pelo tom divertido e os vocais sensuais.

"Mannequin" - Quando, em entrevista, Spears comentou que seu novo álbum teria um clima "mais urban", pensei em algo como esta música. Com um clima bem diferente do restante das faixas, e muito bem produzida, por sinal, tem um ritmo inconstante e vocais que se mesclam com a batida. É uma faixa muito interessante e poderiam haver mais como esta, já que de urban, só mesmo ela.

"Lace And Leather" - Com um clima bem funky, que lembra "Play That Funky Music", é uma das melhores faixas. Bem dançante e com efeitos interessantes, vai bombar nas pistas.

"My Baby" - Esta faixa é, claramente, uma homenagem aos filhos. Mas poderia ficar de fora do álbum, pelo menos da songlist principal. É sonífera, e porque não dizer, chata mesmo.

"Radar" - Versão idêntica da faixa homônima presente no álbum anterior, com algumas modificações no vocal e na mixagem, como o estrondo inicial e a mudança de repentina de ritmo na hora do "on my radar".

"Rock Me In" - Com um batidas que simulam as de uma guitarra, a faixa é mediana. Não tem nada demais. É muito parecida com as músicas pop atuais, como as de Miley Cirrus e Ashley Tisdale. O diferencial é o vocal de Britney, sem igual.

"Phonography" - Com ritmo e vocais sensuais, a faixa não traz nada de novo. Dá pra dançar e pode estar presente nas pistas de dança, ou não.

"Amnesia" - Não simpatizei com esta faixa. Talvez por lembrar demais Gwen Stefani e similares. Simplesmente não soa bem, não é dançante nem balada.

"Trouble" - Com batidas tiradas diretamente de algum videogame antigo, e vocais sintetizados, a faixa até que agrada.

"Quicksand" - Faixa exclusiva so Itunes, é uma balada com ritmo de funk, e letra de música eletrônica.

No geral...
O álbum veio para mostrar que a velha Britney está de volta, e não para renovar seu estilo, obviamente. Mas é interessante notar como ela está musicalmente mais madura. O tom exageradamente sensual de Blackout foi abandonado e aqui temos uma variedade maior de ritmos.
Outro ponto importante a ressaltar é que Britney se afastou o que pôde da tendência hip hop, que domina cenário musical atualmente, adotando um estilo mais próprio, ao contrário do que fez Madonna em Hard Candy. O resultado é um álbum mais autoral e sem "featurings"
,como é comum atualmente.

Concluindo, Circus provavelmente cumprirá o seu papel quando for lançado, o de recolocar Britney em seu posto de "princesinha do pop", abandonado anos atrás e fazer bonito nas pistas de dança e nas rádios de todo o mundo. Mesmo não sendo o ápice da perfeição, é um álbum excelente para fãs e não-fãs da cantora, sem sombra de dúvidas.

2 comentários:

Quel Mariano disse...

Meu amigo Thiago adora música mesmo. Bem eu não entendo tanto assim. Mas em se tratando da Britney, vou falar mais da personalidade da moça do que necessariamente de suas músicas.Acho que ela é um bom exemplo de como o sucesso pode quase acabar com a vida de uma pessoa. Aquela música que eu não sei um nome em que ela pergunta se querem um pedaço dela exemplifica muito bem o que estou dizendo. Mas agora após um longo tempo de loucuras, Britney volta bombando nas rádios. Sem querer entrar no mérito musical ( até gosto de umas músicas dela ), acho que vale o exemplo de alguem que soube recomeçar depois de um surto geral ( e que surto, diga-se de passagem )!
Um grande abraço Thi !!!

Anônimo disse...

hihi apareci aqui!!