segunda-feira, 26 de abril de 2010

Na TV brasileira NADA se cria TUDO se copia


Alguém aí já reparou na enorme semelhança entre o quadro “David Brasil e Maíra” e o Meda do Pânico? Eis que em certo domingo sem nada melhor pra fazer estava assistindo, com certa vergonha alheia, à dupla acima citada no programa Domingo Legal. David Brasil bancando o Christian Pior com ataques ocasionais de gagueira e a inexpressiva ex-BBB Maíra, sendo algo como Sabrina Sato, mas que não consegue alcançar 1% do carisma e magnetismo da japonesa. Para se ter uma idéia do nível de descaramento, até a edição rápida e eficiete do Pânico na TV tentaram, sem sucesso, imitar, mas acabaram por obter um resultado cansativo e difícil de digerir. O humor é quase inexistente. Até mesmo os famosos bordões inseridos entre as reportagens como o “Nooosssaaaa!” foram porcamente incluíram no pacote. Enfim, é um plágio infame e mal realizado.

Há outros exemplos de cópias Xerox de programas na TV brasileira, como o “Construindo um sonho”, também do Domingo Legal (ou ilegal), que é fortemente inspirado no “Lar doce lar” do caldeirão do Huck, que por sua vez é inspirado num programa do canal a cabo People and Arts chamado Extreme Makeover. Falando em Caldeirão do Huck, o programa é mesmo um caldeirão de quadros “inspirados” em programas da made in USA como o “Lata Velha”, irmão pobre do sucesso “Pimp My Ride”, entre outros.

Isso tudo sem contar as apropriações lícitas de idéias americanas como o Big Brother Brasil, que a Globo consegue realizar com muita competência e (pasmem) até melhor que as versões dos outros países, inclusive o de origem. O programa Ídolos, versão tupiniquim do American Idol que, no SBT ou não Record, não consegue emplacar a carreira de nenhum vencedor, ao contrário do original que revela grandes e internacionalmente conhecidos cantores. Tem também a versão BR de “What’s Your Talent”, o “Qual é o seu talento?”, cuja maior (?) revelação foi a mini-Lady Gaga.

Bom, eu poderia ficar horas aqui citando exemplos, mas acho que já deu para entender um pouco do drama...

2 comentários:

Bárbara disse...

hhAUHuahuAHUha
num da nem pra compara "isso" com o panico, rs.

Soluções Blogs disse...

pelo menos eles se esforçam, eu já vi esse quadro uma vez e até que da pra rir uma minima coisa, além de essa mayra ser uma coisa de louco